O QUE SOMOS SEM PASSADO?

O QUE SOMOS SEM PASSADO?

HINO DE ITAPETIM-PE

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

FACILITANDO EMPRÉSTIMOS - COOPERATIVA LOCAL - 1950


A Cooperativa local, naquele mês fevereiro de 1950, tinha como presidente o Sr. Raimundo Batista da Silva. 
A preocupação em facilitar empréstimos para os produtores rurais levou o presidente do Diretório a sugerir a criação de uma comissão, cuja missão seria a de solicitar ao presidente da referida cooperativa que facilitasse empréstimos aos agricultores daquela Vila.
Foram designados, para fazer parte dessa comissão, os Srs. Simão Leite Ferreira, Francisco José de Maria e Juvêncio Bezerra da Silva.
Seu Juvêncio foi um dos primeiros comerciantes de Itapetim. Egresso de Belo Jardim - PE, em 1928, aqui fixou residência, vindo mais tarde a casar-se com Dona Maria Alaíde de Farias, a qual era filha de José Xavier de Farias Borges e Dona Constância do Amor Divino.

A presença de Seu Juvêncio, como diretoriano naquela reunião, faz-me ter certeza de que aqueles homens se reuniam por amor a Itapetim, pois é sabido que ele nunca se candidatou a cargo eletivo algum, mas sempre demonstrou, pela terra que o acolheu, o mesmo espírito de cooperação em que estavam embuídos os cidadãos que aqui nasceram.
 Era considerado um homem culto e, como não tínhamos médicos, passava receita para as pessoas doentes.
Graças a leitura dessas atas  é que vamos descobrindo quantos cidadãos trabalharam pelo nosso torrão natal. Quanto mais avanço nesta leitura, mais certeza eu tenho de que meu saudoso pai, Antônio Piancó, serviu de "fiel depositário" dessas memórias, consciente que era, de que o tempo não deveria esmaecer essas lembranças e, de que as gerações futuras não poderiam tomar Itapetim como um município que não teve um passado histórico.


5ª Sessão Ordinária do Diretório do PSD




Aos vinte e seis (26) dias do mês de fevereiro de mil novecentos e cinqüenta (1950), reuniu-se o Diretório do Partido Social Democrático da Vila de Itapetim, sob a presidência do Sr. Miguel Alves da Costa.
Comparecendo grande número de pessoas o Sr. Presidente declarou aberta a sessão, mandando em seguida que o Sr, Secretário procedesse a leitura da ata da sessão realizada a vinte e nove (29) do mês de janeiro de 1950, a qual foi aprovada sem emendas.
Dando início aos trabalhos o Sr. Presidente fez uma exposição sobre o cooperativismo no Estado, o qual faz parte integrante da política econômico-financeira.
Em seguida apresentou uma sugestão no sentido de ser realizada, digo, nomeada uma  comissão a fim de procurar o Sr. Raimundo Batista da Silva, para pedir ao mesmo que facilitasse, na medida do possível, empréstimos aos associados da cooperativa local.
A referida sugestão foi aprovada, tendo sido designados para integrar a comissão os seguintes diretorianos:

Simão Leite Ferreira;
Francisco José de Maria e;
Juvêncio Bezerra da Silva.

Falou em seguida sobre as pessoas que foram designada , por este Diretório, na sessão de agosto de 1949, para se encarregarem das zonas rurais e trabalharem em prol de maior coesão e grandeza do Partido, procurando as pessoas que quisessem se identificar, assim como procurar saber se os títulos dos eleitores estão esgotados para serem substituídos por segundas vias.
Fez, ainda, uso da palavra o Sr. Presidente, lembrando que todos os diretorianos deveriam comparecer as sessões, a fim de estarem todos em contato com o Partido e receberem instruções  para melhor poderem trabalhar no seu setor.
Ficou deliberado que se enviassem cartas-convite aos faltosos, bem como ser anunciado na difusora local o dia e a hora próximas , a fim de que todos ficassem cientes das realizações das mesmas.
O Sr. Presidente concedeu a palavra a quem dela quisesse fazer uso e como ninguém se manifestasse deu por encerrados os trabalhos, de que para constar lavrei a presente ata, que depois de lida e achada conforme vai assinada por mim e pelo Presidente deste Diretório.

Miguel Alves da Costa (Presidente)
Jaime de Farias Leite (1º Secretário) 

Um comentário:

  1. Está tudo de maneira impecável,minha primamiga!

    Vou anotar,em arquivo,os nomes trazidos à tona por ti nestas tuas portagens documentais e amoráveis para recorrer sempre que quiser citá-los de maneira tão autêntica como vais edificando - e para que eu não haja com leviandade.

    Beijo com bom dia!

    ResponderExcluir

Meus prezados conterrâneos:

Com o compromisso de jamais faltar com a verdade, pretendo relatar, neste espaço, os momentos políticos do meu saudoso pai. Em respeito a ele e a história da minha terra, manter-me-ei fiel a esse compromisso.
Obrigada, amigo, pela sua atenção.