O QUE SOMOS SEM PASSADO?

O QUE SOMOS SEM PASSADO?

HINO DE ITAPETIM-PE

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

EQUIPANDO O GRUPO ESCOLAR D. JOSÉ LOPES - 1950

O Grupo Escolar D. José Lopes foi inaugurado no ano de 1948. A sua primeira professora, Dona Anísia Bezerra de Farias, (que mais tarde viria a ser a minha segunda professora, pois a primeira foi Dona Áurea Simões - 1956), foi nomeada no dia 12 de agosto do mesmo ano em que ocorreu a inauguração da referida escola.


Dona Anísia Bezerra (Minha segunda professora no Grupo D. José Lopes)


Grupo Escolar D. José Lopes

Somente em 1950 é que uma comissão foi nomeada para procurar o Sr. Walfredo Paulino de Siqueira,  a fim de providenciar os móveis necessários ao funcionamento daquela instituição.

Notadamente, pelo registro oficial que se tem, Wlafredo Paulino de Siqueira não era homem de "tapinhas nas costas e um bebedor de cachaça" Fonte: Itapetim Cabeça do Pajeú - Marcos Roberto Nunes da Costa, pág 77, era um homem de ação, que ajudou a "menina " Itapetim transformar- se em uma "mocinha"  bela e culta, para deleite dos seus conterrâneos.

Justo por causa desta ação é que, no período 1957-1959, eu e muitos colegas tivemos em que nos sentar, sem precisar mais carregar na cabeça o tamborete que tantas vezes carregamos para outras escolas, como as das Professoras: Dona Otacília Patriota, Julieta Malta, Rita de Sa Clara, etc

Eu me lembro com saudades daquele tempo que passou, porque dele eu guardei lembranças inestimáveis da meninada que foi criança junto comigo e que estudou no D. José Lopes.
Episódios me marcaram, a exemplo da visita dos "cassacos " da nossa estrada de rodagem, eles entravam grupo a dentro com as enxadas nas costas, eu me tremia toda.
Cassaco, na minha inocência, era igual a um bando de assaltantes. Somente muitos anos mais tarde é que entendi o real significado da presença deles naquela escola, eles vinha protestar pelo atraso do pagamento nas frentes de trabalho abertas para socorrer o nordestino nas grandes estiagens. Eram trabalhadores, cidadãos de bem, iguaiszinhos a muitos de hoje, cuja dívida social de governos continua em aberto.

Guardei para sempre no meu coração, os colegas/amigos:

Paulo Roberto Gonçalves Lopes (sobrinho do Pe. João), "o Peba do Padre", apelido carinhoso que recebeu do tio.; Gilberto Correia de Barros Leal, (O filho de Dr. Cístenes Leal, primeiro médico da minha terra e Dona Ivanira, que foi Diretora do Grupo Escolar); Maria das Graças Patriota, a minha melhor amiga, (filha de Dona Otacília e Antônio de Seu Branco); Maria das Neves Brito, (filha de Seu Zé Dentista e Dona Maria);
E tantos outros mais, que ainda hoje povoam minhas lembranças, os quais em outra oportunidade falarei sobre eles.

De sorte que foi para nós, as crianças daquela época, que esses homens trabalharam. A nossa educação, como a dos tempos atuais, também era uma função do Estado e, por isto, eles viviam telegrafando, fazendo cartas e criando comissões para se fazerem representar junto aos poderes públicos. Fora a única forma que encontraram para que os outros soubessem da nossa existência e, das nossas necessidades, para tanto, se organizavam em grupos para juntar forças e pressionar na reivindicação dos nossos direitos.

Ata da 6ª Sessão Ordinária do Diretório do PSD - 1950

"Aos 26 (vinte e seis) dias do mês de março do ano de 1950 (mil novecentos e cinqüenta), reuniu-se o Diretório do Partido Social Democrático - PSD da Vila de Itapetim, sob a Presidência do Sr. Miguel Alves da Costa.

Declarada aberta a sessão, o Sr. Presidente mandou que o Sr. Secretário procedesse a leitura da ata da 5ª sessão, realizada no dia 26 de fevereiro, cuja ata foi aprovada sem emendas.

Dando início aos trabalhos o Sr. Presidente congratulou-se, em nome do Diretório, com o Sr.Raimundo Batista da Silva em ter acatado o pedido da comissão que lhe fora solicitar mais facilidades no levantamento dos empréstimos para os mesmos, o que foi prontamente atendido pelo Sr. Gerente daquela casa bancária.
Em seguida o Sr. Presidente consultou os associados presente à sessão se não achavam conveniente comprar alguns bancos para o Diretório, dado a falta de assento que havia, tendo, nesta ocasião, o Sr. Raimundo Batista se comprometido fornecer os bancos da cooperativa para servir durante as sessões, a fim de evitar essas despesas para o Diretório, o que muito lhe agradecemos pelo seu gesto atencioso.

Prosseguindo os trabalhos o Sr. Presidente declarou que fora informado de que os móveis da Escola D. José Lopes já se acham prontos no Recife, aguardando a procura dos interessados para a sua vinda, tendo por esse motivo o Sr,. Presidente feito a indicação dos Senhores:

Francisco José de Maria;
Joaquim Alves Ferreira e;
José Nunes de Maria

No sentido desta comissão procurar o Sr. Walfredo Paulino de Siqueira, a fim de providenciar  a vinda dos móveis da escola acima mencionada.
Levou em seguida, o Sr Presidente, ao conhecimento dos presentes que fora cientificado de pelos arrebaldes desta Vila, várias pessoas ainda não foram identificadas para as próximas eleições, fazendo nesta ocasião um apelo aos associados deste Diretório, especialmente àqueles que foram designados representantes das Zonas , para que empreguem o melhor dos seus esforços em prol da grandeza do nosso Partido.

O Sr. Presidente lamentou mais uma vez a falta do comparecimento dos associados às sessões, dizendo que embora não estivesse sempre munido de instruções e assuntos de grande importância para serem discutidos, masque todos deveriam comparecer as mesmas, a fim de estarem sempre em contato direto com o orgão central do Partido.
Pediu ainda o Sr. Presidente que os presentes se manifestassem, se não achavam conveniente a inclusão de mais alguns correligionários na lista de nossos associados, tendo sido, apresentado por esta ocasião o nome de tais cidadãos que foram os seguintes:

Rafael Ferreira da Silva;
Francisco Teixeira de Lima (Francisco Calu)e;
Pedro Laurentino Ferreira.

Tendo sido todos aceitos para o nosso Diretório, o que oportunamente será feita a devida comunicação aos mesmos.
Em seguida o Sr.Presidente, franqueou a palavra e como ninguém se manifestasse, deu por encerrados os trabalhos, de que para constar lavrei a presente ata, que depois de lida e achada conforme vai assinada por mim e pelo Sr. Presidente deste Diretório."

Miguel Alves da Costa (Presidente)
Jaime de Farias Leite (1ºSecretário)

2 comentários:

  1. Boa tarde,amiga!

    Ao percorrer os olhos sobre os instantâneos da construção de nossa Matriz,pelos anos,me emcionei. Fui buscar uma fotografia que papai está posado,com seu Geraldo de dona Lourdes Marques,numas pedras,ambos bem mocinhos: pelo ângulo,penso que a foto foi tirada onde hoje se encontra a casa de Dona Ocy Bitú,mais ou menos no meio-fio que dá também para a Escola Tresa Torres.

    Que elegância a dos anos 50. Os dois estão nos trinques e um chapéu de feltro pousa entre a dupla: quem será que estaria usando,fiquei pensando aqui com meus botões. E será que a fotografia também é de 1953? Será mais uma coincidência? Só perguntando a Seu Geraldo,pois ele vem ao Bar de Tiba,defrponte à nossa casa,para jogar dominó ou conversar.

    História entremeada de reminiscência pessoal,em texto agradável,é igual a ambrosia.

    Bom relembrares que Dona Julieta Malta como Dona Rita de Sá Clara foram tuas profesoras. A mãe de Zé morou aqui por trás de nosso beco durantes anos até ser internada acho que num asilo em Triunfo (ou Graranhuns?). Ela tinha ataque de asma pela madrugada e sempre nos acordava com seus berros a dizer que estava morrendo.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Eita,minha amiga...

    Quis digitar: ao percorrer "com os" olhos; e que o chapéu de feltro "repousa". Faça vista grossa aos meus delizes.

    Beijo.

    ResponderExcluir

Meus prezados conterrâneos:

Com o compromisso de jamais faltar com a verdade, pretendo relatar, neste espaço, os momentos políticos do meu saudoso pai. Em respeito a ele e a história da minha terra, manter-me-ei fiel a esse compromisso.
Obrigada, amigo, pela sua atenção.