O QUE SOMOS SEM PASSADO?

O QUE SOMOS SEM PASSADO?

HINO DE ITAPETIM-PE

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O QUE SOMOS SEM PASSADO?


Antônio Piancó Sobrinho - ( ano de 1949 - inicio da sua vida pública)

Investigando-se o passado histórico de um povo, compreendem-se melhor as suas lutas do presente. Compreendem-se as mudanças e diferenças em relação à maneira como se vive atualmente.
Um povo que não sabe preservar a sua História, não sabe construir o seu presente.
Feliz de um povo que entende a importância de manter o legado dos seus ancestrais, pois dessa forma está proporcionando às gerações futuras o desejo de lutar pelo seu desenvolvimento socioeconômico.
Talvez nas primeiras linhas desta postagem, ocorra a idéia de que não podemos perder tempo com o passado, talvez alguém possa sentir vontade de repetir, como o incauto criador desse adágio " Quem vive de passado é museu". Mas o que somos sem passado? Somos um povo fadado a errar cada vez mais, justo porque não guardamos as lições do passado, ou o que é pior: esquecemos valores que muito contribuiram para o nosso crescimento, esquecemos quem fomos e o que somos.

Inicio a minha História de hoje, trancrevendo na íntegra a ata da reunião do Diretório do Partido Social Democráticico - PSD, datada do ano ano de 1949, ano em que nasci. Graças ao zelo e ao amor que meu saudoso pai tinha pela sua terra natal é que hoje estou de posse desse importante documento oficial.
Antes de tudo, peço que jamais alguém possa confundir a minha intenção de fazer esta postagem com qualquer atitude política partidária. 

É do PSD que eu falo, porque era esse o partido em que meu pai se filiou, mas não me ocorre tirar o mérito de outros grandes homens que a ele não pertenciam e que tanto trabalharam para a minha terra natal.

Nos primórdios da nossa História não havia pluripartidarismo, disputavam às eleições o PSD e a União Democrática Nacional - UDN.

Se me restrinjo ao PSD, é tão somente por ter sido o partido do meu pai e, por ter documentos comprobatórios de tudo aquilo que aqui, por mim, ficar escrito.

Pretendo passar para a geração atual da minha terra, fatos verídicos, registrados em ata, de garndes vultos da nossa história, para que compreenda a luta desses homens simples que não tinham outro desejo, senão o crescimento da nossa terra, Itapetim.

Através da leitura desta ata, todos ficarão conhecendo muitos homens que trabalharam, incessantemente, pelo desenvolvimento do nosso município.
Hoje, quase todos já não estão mais entre nós, mas com certeza continuam na vigília perene, lá no etéreo onde se encontram, pedindo a Deus que os nossos atuais governantes não se afastem dos objetivos que os levaram a lutar por anos a fio.

"Aos vinte e nove (29) dias do mês de agosto de mil novecentos e quarenta e nove (1949), reuniu-se o Diretório do Partido Social Democrático, da Vila de Itapetim, sob a presidência do Senhor Miguel Alves da Costa.
Achando-se presentes os Senhores Simão Leite Ferreira (vice-presidente), Josué Leite Ferreira (tesoureiro), Jaime de Farias Leite Antônio Piancó Sobrinho, respectivamente, 1º e 2º secretários, notando-se ainda a presença de várias outras pessoas deste Diretório, bem como os Senhores Francisco José deMaria e Joaquim Alves Ferreira, representantes do Diretório de São José do Egito.
Aberta a sessão, constou do seguinte:
  • telegrafar ao Senhor Governador do Estado dando conhecimento da instalação deste Diretório;
  • telegrafar aos Senhores Deputados: Farias Júnior e Alcides Siqueira pedindo que os mesmos apresentem um projeto na Assembléia Legislativa, solicitando um auxílio de CR$ 80.000,00 (oitenta mil Cruzeiros) para o término da torre da Matriz de Itapetim;
  • enviar um memorial ao Senhor Governador Barbosa Lima, no sentido desta autoridade mandar atacar o serviço do açude, assim como pedindo urgência para o serviço da estrada de rodagem desta Vila ao Campo do Ambó;
  • por deliberação unânime foram designados vários representantes para as zonas rurais, com abaixo segue:
  • Lagoa de Dentro à Bonita - José Nunes de Maria;
  • Maniçobas - Cícero Vieira do Carmo;
  • Serrinha - Antônio Piancó Sobrinho;
  • Boa Vista - Odilon Alexandre de Lima;
  • Caramucuqui - João Vieira e Joaquim Silva;
  • Goiabeira - Joaquim de Fonte e Paulo Nunes;
  • Batinga - João Ricardo;
  • Clarinha - João Herculano;
  • Mucambo - José FerreiraSobrinho e Manoel Ferreira;
  • Prazeres - Izidro Paes;
  • Cacimbas - Pedro Pereira Filho e Jovino Ferreira da Silva;
  • Logradouro - José Geraldo Filho e Cícero Deodato Ferreira;
  • Juá - Otávio Tenório;
  • Esperança - Josué Leite e Inácio Lopes;
  • Riacho Salgado - João Sampaio e Antônio Pereira;
  • Cacimba Nova - Cláudio Bezerra Leite;
  • Santa Maria - Benedito Salvador e Antônio Viana;
  • Recanto - Pedro Vicente e Vicente Ferreira Lima;
  • Gioana e Serra de Cacimbas - Crisântimo Valdevino, Antônio Correia Sobrinho, Antônio Ferreira Lima, e Joaquim José Leite;
    Ficou também estabelecido que o Diretório reunir-se-á no último domingo de cada mês.
    Nada mais havendo a tratar o Senhor Presidente declarou encerrada a sessão, de que para constar lavrei a presente ata, que vai por mim assinada.
    Simão Leite Ferreira (pelo presidente)
    Jaime de Farias Leite - 1º Secretário"

    5 comentários:

    1. É merecedor pelo muito que plantou e lutou por sua terra natal.As glórias levastes contigo e as lembranças ficaram no coração de teus filhos que te acompanhavam dia após dia te vendo na luta ´para conquistares o bem para o teu povo ,teus irmãos,que muito amados por tí foram.
      Plantastes a semente da Paz,jamais estimulasse á guerra,escultastes as ofenças,sem jamais revidar.Destribuístes o saber aos menos favorecidos,socorestes os filhos de Deus que vinham chegando ao mundo no corpo material de uma mãe sem assistência médica,rasgastes estradas em socorro dos isolados do mundo,proporcionastes a luz material para as noites de escuro e muito mais...Fostes pai exemplar, por tudo isso te amo e te sou eternamente grata a tí e a Deus pelo que nos ensinastes.Deus te abençõe.E parabéns pela filha que tens lembrando ao mundo as tuas maravilhosas virtudes, as quais nos tormam felizes por sermos teus filhos .Grata minha irmã e parabéns por mais esse registro das nossas vidas que Deus te abençõe.

      ResponderExcluir
    2. FIBRA E OURO BRANCO
      DOCE MEL.

      Três chaminés no meu sertão
      Fumegavam sem parar
      Sua fumaça pelo ar
      Perdeu-se na imensidão
      Era a fábrica de doces Dandão
      Que a goiaba processava
      E a polpa exportava
      Para a cidade de Pesqueira
      Que fazia doces de primeira
      Com a polpa que comprava.

      Antonio Piancó Sobrinho
      Comandava a organização
      Que na goiaba e algodão
      Traçava os caminhos
      Administrava com carinho
      Fazia prosperar
      Crescer e empregar
      Eram muitos funcionários
      Que defendiam seus salários
      Para as famílias sustentar.

      O carro de boi carregado
      Conduzia a riqueza no sertão
      Sisal, goiabas e algodão
      Fazia parte desse cenário
      E aquele empresário
      Cheio do entendimento
      Tinha no foco o crescimento
      Da Itapetim que sonhava
      Traçava planos, imaginava
      A cidade em movimento.

      Hoje em vulto a solidão
      Nas páginas da memória
      Que contam uma história
      De bonança no sertão
      Na entrada do teu portão
      O ferrolho já enguiçou
      De tão velho enferrujou
      E a caldeira não esquenta mais
      Deixando saudades para trás
      De um passado que marcou...

      Amiraldo Patriota

      ResponderExcluir
    3. Este será um espaço verdadeiramente legítimo, onde homem e honra se confundem. Preciso dizer mais alguma coisa? Claro que não. Já estou no aguardo dos próximos capítulos... A História do nosso povo merece este retrato! Principalmente narrado por quem entende do assunto: Você!


      Um beijo!

      ResponderExcluir
    4. Lusa, Minha querida, você é uma documentarista e tanto.

      Parabéns!!!

      Lindo, este comentário de Tua irmã Lila, que só poderia ser feito por uma pessoa que conheceu o homem Antônio Piancó Sobrinho de perto e em profundidade.
      Beijos.

      ResponderExcluir
    5. Transporto do Blog "Raízes o comentário do meu primo /amigo Paulo Patriota,feito no rodapé do link para esta postagem:

      Paulo Patriota disse ...

      Boa noite,minha prima!

      Não posso crer que seja obra do acaso essa confluência entre Você e mim da conservação pretérita. O que somos sem os antigos referenciais? O presente dilui-se prestes como banho-maria em água fervente; o futuro é a Ingógnita imemorial.

      O que direi a seguir não não se consuma em indireta ao Professor Dr. Marcos Roberto Nunes da Costa,cuja investigação de pesquisa deve ter sido exaustiva para nos brindar com seus dados históricos concisos mas que,por vezes,mais nos deixam perdidos no fio da meada que esclarecidos. Porém,um dia,há de surgir uma outra edição mais abrangente. Sua obra não está definitiva. Deve haver entrevistas mais amplas; há de consultar-se mais documentos para que não incorremos,nós que amamos a fidegnidade histórica,no pecado do juízo antecipado.

      Sinto-me dignificado (privilegiado até) por,além de nascido num 29 de junho de 1963,dia do nosso padroeiro,quando os sinos atuais da Matriz repicaram pela primeira vez em Itapetim (a data está inscrita no bronze dos citados carrilhões),esse tenha sido o ano em que Seu Antônio Piancó iniciara sua administração de percepção humanamente aguda.

      Pelos poucos dados que tenho,percebo,sem também retirar os merecimentos dos prefeitos anteriores,que foi na administração de seu pai que Itapetim realmente despontou para modernidade.

      Eleito de Deus,calhou de ser pelas mãos do Sr. Antônio que a energia elétrica pontificasse na Cidade das Pedras Soltas,clareando definitivamente a mentalidade dos itapetinenses que outrora viveram trancafiados na luz mortiça e serôdia da estagnação.

      Quem perde o passado,fica órfão das referências mmaiores; e Você não deixa que ele seja atropelado na esquina.

      Tu,Lusa,além de arquivar fisicamente as certificações da gestão pública de Seu Toínho,resguarda-as dentro do teu carinho inconsútil pela justeza: uma cidade sem memória é como uma melodia que perdeu o som.

      Parabéns por tamanho amor filial!

      Um beijo.

      22/09/10 22:23

      ResponderExcluir

    Meus prezados conterrâneos:

    Com o compromisso de jamais faltar com a verdade, pretendo relatar, neste espaço, os momentos políticos do meu saudoso pai. Em respeito a ele e a história da minha terra, manter-me-ei fiel a esse compromisso.
    Obrigada, amigo, pela sua atenção.