O QUE SOMOS SEM PASSADO?

O QUE SOMOS SEM PASSADO?

HINO DE ITAPETIM-PE

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

PARA PREFEITO, SIMÃO LEITE FERREIRA - 1959


Simão Leite Ferreira

Esta ata foi redigida de próprio punho por Antônio Piancó Sobrinho. Ao rever o traço da sua caligrafia, inconfundível, lembro-me de que gostava de contar que aprendera a escrever com Walfredo Paulino de Siqueira, inicialmente seu patrão, posteriormente, amigo, sócio e ídolo até o final dos seu dias.

Contava ele que, nas horas vagas no escrtório, ficava a copiar os livros que continham a caligrafia de Seu Walfredo, e assim foi desenvovendo a escrita, sempre prestando muita atenção na ortografia e corrigindo o que antes não escrevia corretamente.

Nesse depoimento dele, que foi feito no hospital UNICORDIS-RECIFE, deixou transbordar lágrimas de gratidão ao Homem que lhe deu a mão na vida ensinando-o a crescer e fazer a sua trajetória pautada no caminho do trabalho honrado e da humildade. Por isso, chegou  aonde chegou e, na sua família incutiu esse sentimento de gratidão para com aquele grande homem, que o tratava como um filho mais velho.

No dia desta reunião eu havia acabado de completar meus dez anos de idade, mas até hoje eu guardo a lembrança viva desse dia memorável em que o Sr. Simão Leite foi escolhido o candidato a prefeito do nosso Município.

Lembro-me dos comícios e das passeatas que fazíamos e não faltavam poetas para colocar letras em músicas para fazermos nossos apelos à população, no sentido de angariarmos votos.

Uma das estrofes destas referidas letras era esta:

Nosso Prefeito será Simão
Com Geraldo na frente 
E o querido Pe. João ...

O nosso candidato foi eleito e conseguimos fazer cinco (05) vereadores pelo Partido Social Democrático - PSD:

Antônio Piancó Sobrinho (meu pai)*
José Severino de Araújo
Geraldo Alves Ferreira
Oliveiros Ferreira de Albuquerque e,
José Francisco dos Santos

*Seria a  segunda legislatura do meu pai, pois havia sido vereador na chapa do 2º Prefeito de Itapetim, Geraldo Mariano, o qual foi eleito em 1º de outubro de 1954 como candidato de uma chapa única.
A posse dos vereadores se deu no dia 10 de novembro de 1955.

---------------------------------------------------------------------------------------
Ata de Convenção do Partido Social Democrático do Município de Itapetim-PE

Aos vinte e um dias (21) do mês de junho de1959, nesta Cidade de Itapetim no Estado de Pernambuco, presente os senhores convencionais:

Antônio Piancó Sobrinho
Geraldo Alves Ferreira
Antônio Correia Sobrinho
Antônio Vieira de Farias
Simão Leite Ferreira
José de Cerqueira Leite
José Severino de Atraújo
Oliveiros Ferreira deAlbuquerque
Adolfo Gomes Meira
Agostinho Pereira de Vasconcelos
Antônio Lopes Sobrinho
Manoel Nunes de Oliveira
João Ferreira Sobrinho
Joaquim de Fonte Rangel

O senhor Geraldo Alves Ferreira, constatando a existência de número legal, declarou instalados os trabalhos da convenção em que serão escolhidos os candidatos do Partido aos cargos de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores. A essa altura dos trabalhos o Sr. Presidente manda que seja lido o expediente e a ordem do dia, a seguir suspende os trabalhos enquanto os convencionais munem-se das cédulas e designa previamente os senhores: Antônio Correia Sobrinho. Oliveiros Ferreira de Albuquerque e Antônio Vieira de Farias, para presidente e escrutinadores da mesa apuradora de votos.

Reiniciados os trabalhos é procedida a votação, depositando cada convencional o seu voto na urna de acordo com a ordem da chamada, sendo afinal proclamado o seguinte resultado:

Para Prefeito: Simão Leite Ferreira, com 13 votos
Para Vice: Manoel Resende de França, com 13 votos
E para Vereadores:

José Francisco dos Santos
Antônio Correia Sobrinho
Antônio Vieira de Farias
Antônio Piancó Sobrinho
Antônio Ferreira da Silva
José Severino de Araújo
Mário Leite Gomes
Agostinho Pereira de Vasconcelos
Oliveiros Ferreira de Albuquerque
Manoel Nunes de Oliveira
José de Cerqueira Leite e
Geraldo Alves Ferreira

Todos com treze  (13) votos. Proclamados os candidatos na forma dos estatutos partidários, e como nada mais houvesse a tratar o Sr. Presidente facultou a palavra e usaram dela os senhores Mário Leite Gomes, Aprígio Jerônimo, José Francisco dos Santos, Antônio Correia Sobrinho e Geraldo Alves Ferreira, que tiveram palavras de entusiasmo em prol dos candidadtos do Partido.

Como nada mais houvesse a tratar o Sr. Presidente mandou que eu, Antônio Piancó Sobrinho, 1º Secretário lavrasse a presente ata que depois de lida e achada conforme vai por todos assinados:

Antônio Piancó Sobrinho
Adolfo Gomes Maia
Oliveiros Ferreira deAlbuquerque
Manoel Nunes de Oliveira
Simão Leite Ferreira
Antônio LopesSobrinho
Antônio Correia Sobrinho
Geraldo Alves Ferreira
Antônio Vieira de Farias
Joaquim de Fonte Rangel
José de Cerqueira Leite

Obs: Se você recebeu esta postagem por e-mail, não deixe de clicar em "PARA PREFEITO, SIMÃO LEITE FERREIRA - 1959" , PARA TER ACESSO AO BLOG. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meus prezados conterrâneos:

Com o compromisso de jamais faltar com a verdade, pretendo relatar, neste espaço, os momentos políticos do meu saudoso pai. Em respeito a ele e a história da minha terra, manter-me-ei fiel a esse compromisso.
Obrigada, amigo, pela sua atenção.