O QUE SOMOS SEM PASSADO?

O QUE SOMOS SEM PASSADO?

HINO DE ITAPETIM-PE

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

DR. ETELVINO LINS DE ALBUQUERQUE - 1955


ETELVINO LINS DE ALBUQUERQUE, UM POLÍTICO QUE PERNAMBUCO ESQUECEU NO SEU CENTENÁRIO.

"Neste final de semana lendo um jornal da capital pernambucana, na coluna política, me deparei com uma matéria que me chamou a atenção, ela trata de um personagem, uma figura política, que foi Governador de Pernambuco, Interventor, Senador, Ministro do TCU e Secretário de Governo e Segurança Pública. Um dos mais importantes políticos do Estado de Pernambuco entre as décadas de 30 e 70, e que neste dia 20 de novembro se vivo fosse teria completado, cem anos de idade.
Quero me referir a Etelvino Lins de Albuquerque, nascido na cidade de Sertânia, em 1908. Seu pai Ulisses Lins de Albuquerque foi deputado federal constituinte (1946), e membro na Academia Brasileira de Letras. Apesar de ser uma data importante a passagem do centenário não foi lembrada.
Etelvino Lins de Albuquerque, além de tantos cargos públicos importantes que ocupou, era uma figura política muito respeitada, e por conta disso, foi indicado para ser pré-candidato a Presidência da República em 1955 pela UDN, com o apoio de uma dissidência do PSD. E, em uma reunião na sua residência no Rio de Janeiro com líderes políticos dos dois partidos, afastou-se da disputa em favor do Brigadeiro Artur da Távora, opositor de Juscelino Kubitschek naquela eleição.
Senhor Presidente, nem mesmo em Sertânia sua terra natal, a 320 km do Recife, onde hoje ainda residem alguns de seus familiares, houve comemoração. Não significa necessariamente que o pernambucano tem memória curta e sim de que Etelvino - um dos políticos mais austeros e honrados de Pernambuco em todos os tempos - teve a sua biografia muito agredida por adversários da velha UDN, curiosamente o partido político que pôs a legenda a sua disposição à sucessão do então Presidente Café Filho.
Talvez isso pelo fato de, no dia 03 de março de 1945, encontrar-se no cargo de Secretário de Segurança Pública, quando o então estudante de direito, Demócrito de Souza Filho, tombou sem vida na “Pracinha do Diário”, por forças de disparos supostamente efetuados por integrantes da Polícia Civil.
O centenário de Etelvino Lins de Albuquerque só não foi totalmente esquecido, porque o TCU - do qual ele foi Ministro de 1955 a 1969, fez sessão especial em sua homenagem, da qual participaram, entre outros membros da família, sua filha mais velha, Inah, que foi chefe do cerimonial dos dois últimos governos de Arraes. Também houve missa na capela de Santa Inês na Gávea, Rio de Janeiro, onde mora até hoje a viúva Djanira Falcão Lins de Albuquerque, de 97 anos.
Para sua filha Inah, Senhor Presidente, seu pai é um injustiçado no estado natal. Para ela, salvo um conjunto habitacional no Janga e uma escola municipal em Sertânia, não há mais nenhum logradouro público com o nome do seu pai - uma rua, uma avenida, um posto de saúde, nada, absolutamente nada.
A Pernambuco, Etelvino Lins legou o CONDEPE (Conselho de Desenvolvimento do Estado) e, ao Brasil, a Lei Federal nº 6.095, que leva o seu nome (Lei Etelvino Lins), fruto de um projeto seu aprovado na Câmara Federal e sancionada pelo então Presidente da República Ernesto Geisel. Ela determina que o transporte de eleitores da zona rural até a sessão eleitoral seja gratuito, e não mais de responsabilidade dos candidatos ou dos partidos políticos.
Este é o momento, Senhor Presidente, em que temos que deixar de lado as diferenças políticas e promover a devida homenagem aquelas pessoas que independentemente a que partido ou facção política, estejam ligados, mas que tem um só objetivo, defender o estado em que nasceu, assim foi Etelvino Lins de Albuquerque, acima de tudo um pernambucano.
Para se ter uma idéia do prestígio que tinha Etelvino Lins, pode se dizer que salvo Agamenon Magalhães, nenhum outro político foi tão influente no estado e no Brasil, quanto ele.Finalizo fazendo esta simples homenagem ao conterrâneo, filho de minha cidade natal, Sertânia, que saindo do Sertão do Moxotó, com apenas 22 anos, concluiu o curso de Direito, tendo sido inclusive, o laureado da turma, da qual também fizeram parte José do Rêgo Maciel (pai de Marco Maciel) e Nelson Coutinho.
Podemos destacar também que em 1945, ele foi eleito Senador da República com 38 anos de idade (o mais jovem senador do Brasil). Naquele mesmo ano, foi eleito, juntamente, com o saudoso Barbosa Lima Sobrinho, Governador de Pernambuco. Por tudo isso e muito mais, é que, Pernambuco não podia ser omisso e não lembrar, da passagem do centenário de um personagem que faz parte da história."

Deputado GONZAGA PATRIOTA
PSB/PE

Fonte: gonzagapatriota.com


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ata da Reunião do Diretório Municipal de Itapetim do estado de Pernambuco - 1955

Aos dez (10) dias do mês de janeiro de mil novecentos e cinquenta e cinco (1955), conforme convocação, reuniu-se o Direttório Municipal do Partido Social Democrático de Itapetim, do Estado de Pernambuco, presentes os respectivos membros:

- Francisco José de Maria
-Antônio Correia Sobrinho
- Antônio Piancó Sobrinho
- Miguel Alves da Costa
- Antônio Vieira de Farias
- Geraldo Alves Ferreira
- Simão Leite Ferreira
- Crisanto Valdivino Torres
- Adolfo Gomes Ferreira
- Agostinho Pereira de Vasconcelos
- Manoel Nunes Ferreira
- Antônio Lopes Sobrinho

Instalando a reunião, após a verificação do número legal, o Sr, Presidente comunica aos presentes, que nesta sessão deverá ser escolhido o delegado deste Diretório Municipal às Convenções Nacionais do Partido, ordinárias ou extraordinárias, lendo a respeito para conhecimento dos presentes, o disposto no artigo 9º, parágrafo único e 51, dos Estatutos do Partido em vigor. Disse mais o Sr. Presidente, que de acordo com o parágrafo único do artigo 9º que acabara de ler, o delegado escolhido, funcionará em todas as Convenções Nacionais enquanto não revogada a credencial que se lhe outorgar.

Após esses esclarecimentos passou-se ao ato de escolher, realizada por escrutínio secreto.
Apurado o resultado, o Sr. Presidente proclama que este Diretório escolheu para Delegado ás Convenções Nacionais do Partido, ordinárias ou extraordinárias o Doutor ETELVINO LINS DE ALBUQUERQUE, Presidente do Diretório Regional, o qual poderá substabelecer os poderes dessa representação a quaisquer outros correligionários obedecidas as prescrições estatutárias.

Nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente encerrou a sessão, o que para constar eu Miguel Alves da Costa, Secretário, para os efeitos do artigo 51 dos Estatutos, extrai a presente cópia, digo, uma cópia da presente ata, servindo de credencial de delegado, que depois de conferida foi autenticada, pelo Sr. Presidente e demais membros do Diretório, presentes à reunião.

Itapetim, 10 de janeiro de 1955.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meus prezados conterrâneos:

Com o compromisso de jamais faltar com a verdade, pretendo relatar, neste espaço, os momentos políticos do meu saudoso pai. Em respeito a ele e a história da minha terra, manter-me-ei fiel a esse compromisso.
Obrigada, amigo, pela sua atenção.